Tenha amigas - É terapêutico!
Esse título pode soar trivial, mas é mais importante do que se imagina. Vem comigo que vou te mostrar a importância de mantermos relações saudáveis e fortes de amizade.
A sociedade está estruturada de maneira a nos afastar de nossas amigas. Crescemos, trabalhamos, casamos, temos filhos. E as amigas? Falamos vez ou outra. Não sobra tempo, não é mesmo? Esse afastamento, porém, nos coloca em lugares de dependência e solidão muito perigosos.
Sem uma rede de apoio, ficamos sem momentos de lazer — e até nos convencemos de que já não gostamos mais dos programas de antes. Nossas amigas acabam sendo substituídas pelas parceiras dos amigos da nossa parceria, em vez de serem aquelas que escolhemos por afinidades, na academia, na faculdade, no trabalho.
Não ter amigas pode dificultar o término de relacionamentos abusivos, pois nos vemos dependentes de uma parceria e sem uma rede de apoio para recorrer. O pensamento de que não temos com quem contar e, portanto, não conseguimos viver sem aquela pessoa se torna uma barreira emocional quase intransponível.
Enquanto seguimos sem tempo para as amigas, porque estamos cuidando de nossas crianças, nossas parcerias (em sua maioria, homens) estão frequentando atividades de lazer, fazendo cursos e conquistando novos espaços no trabalho.
Portanto, (man)ter amigas não é terapia, mas é terapêutico. É um ato de resistência e amor próprio, uma forma de cuidado consigo mesma. Retome o contato com suas amigas da maneira que for possível: mande um meme, faça uma ligação, marque um café — ou quem sabe até uma viagem!
Ah, envie este texto para uma amiga e aproveite para escrever um recadinho fofo para ela! <3